
5 mitos e suas realidades: saúde da bexiga
A saúde da bexiga é uma parte essencial para seu bem-estar geral e vai muito além da simples função de armazenar a urina. Ela é responsável por filtrar e eliminar os resíduos líquidos do corpo, e, por isso, manter sua saúde em dia é fundamental para o bom funcionamento do seu organismo.
No entanto, muitas pessoas ainda acreditam em falsas informações que podem prejudicar o cuidado adequado com esse órgão vital.
“Você deve ir ao banheiro na primeira vez que sentir vontade”
A urgência em ir ao banheiro logo após sentir vontade de urinar é um mito comum, mas não é necessariamente a melhor prática. Embora seja importante não segurar a urina por longos períodos, a bexiga tem uma capacidade de armazenamento.
O ideal é ir ao banheiro quando sentir vontade, mas sem pressa, para evitar o esvaziamento inadequado da bexiga. Esperar um pouco pode até ajudar a fortalecer os músculos responsáveis pelo controle da urina.
“Incontinência urinária só acontece com pessoas idosas”
A incontinência urinária é muitas vezes associada à velhice, mas esse problema pode afetar pessoas de qualquer idade. Fatores como gravidez, parto, obesidade, problemas neurológicos ou até mesmo o sedentarismo podem contribuir para o aparecimento da incontinência urinária em jovens e adultos.
Um estilo de vida saudável e o fortalecimento dos músculos do assoalho pélvico são fundamentais para prevenir ou amenizar esse problema.
“Só perde urina quem tem 'bexiga caída”
A "bexiga caída", ou prolapso, é uma condição em que a bexiga desce para a região vaginal, o que pode causar perda involuntária de urina. No entanto, não é a única causa de incontinência urinária. Muitas vezes, ela pode ocorrer devido ao enfraquecimento dos músculos pélvicos, problemas hormonais ou até mesmo devido a infecções urinárias recorrentes. O problema pode ser tratado com terapias específicas, exercícios de fortalecimento e, em alguns casos, cirurgia.
“Tomar suplementos vitamínicos impede a contração de infecções urinárias”
Embora os suplementos vitamínicos, como a vitamina C, possam ajudar na saúde geral, não existem provas concretas de que eles sejam eficazes na prevenção de infecções urinárias. O melhor método para prevenir essas infecções é manter uma boa higiene íntima, beber bastante água e urinar regularmente. Em casos de infecção frequente, é fundamental procurar um médico para avaliar a situação de maneira mais precisa.
“Ter pequenos escapes ao tossir ou espirrar é normal”
Muitas pessoas acreditam que perdas urinárias pequenas ao tossir ou espirrar são uma parte natural do envelhecimento ou da vida. No entanto, essa não é uma condição normal e pode indicar fraqueza nos músculos do assoalho pélvico.
Com o fortalecimento adequado desses músculos, como os exercícios de Kegel, é possível prevenir ou reduzir esses escapes.
A grande importância de cuidar da sua bexiga
Cuidar da saúde da bexiga vai além de evitar os desconfortos do dia a dia. A prevenção de problemas urinários, a atenção a sinais do corpo e a busca por tratamentos adequados são fundamentais para garantir a qualidade de vida. Se você notar sintomas persistentes como dor, dificuldades para urinar ou incontinência, é essencial procurar orientação médica para um diagnóstico preciso.
A saúde da sua bexiga merece ser tratada com a atenção que ela realmente precisa.
O Dr. Gino Pigatto Filho é urologista com grande experiência em Cirurgia Urológica Avançada e é entusiasta de tecnologias minimamente invasivas com destaque para a Endourologia, Videocirurgia, Cirurgia Oncológica e Robótica. Confie no Dr. Gino para um atendimento e tratamento humanizado, personalizado e eficaz.
VOLTAR